sexta-feira, 12 de novembro de 2010

12 de novembro - Dia do Diretor de Escola

O diretor faz toda a diferença dentro da escola. Uma boa gestão é a diferença para bons resultados. O diretor comanda uma equipe de funcionários, professores, coordenadores, alunos... Além da questão pedagógica, está sempre atento ao dia a dia da unidade, dos estudantes... Resolve assuntos administrativos, atende pais, cuida de projetos, acompanha obras, etc.Seja lá qual for o tamanho da escola, o número de alunos ou tipo de ensino, sempre é possível descobrir novos caminhos, colocar em prática novas idéias, e, a partir daí, envolver todo o grupo em torno dos mesmos objetivos.
Suas atividades só acontecem de forma linear quando a equipe com a qual trabalha se encontra em sintonia. Pensando nisso, vale lembrar que tanto o diretor escolar como todo o grupo ligado a ele só executarão o trabalho pedagógico se a coordenação, a orientação e os docentes trabalharem juntos em prol do bem maior que é a educação.

Que o dia de hoje sirva de reflexão para a valorização do papel do diretor escolar e que apesar do avanço tecnológico as pessoas descubram que o potencial humano jamais poderá ser substituído. Quanto mais os laços das relações humanas forem aproximados, maior será a chance, da aquisição do desenvolvimento intrapessoall dentro do contexto interpessoal.
O diretor de escola é, acima de tudo, um educador. Como tal, deve estar atento às consequências educativas de suas decisões e atos administrativos, pois estes repercutem de forma profunda, e nem sempre aparente, na formação dos alunos.
Parabéns aos educadores que hoje ocupam a função de Gestores, Diretores das Escolas.

Nenhum comentário: